4 de abr. de 2014

Jogos violentos realmente fazem pessoas violentas?



Porque sempre os jogos levam a culpa? É sempre assim, qualquer coisa que acontece, qualquer ato de violência que ocorre e que chama atenção da mídia é sempre culpa de um GTA, Assassins Creed ou Couter-Strike. Porque só os jogos levam a culpa? Vamos falar um pouco sobre isso.


Porque eles levam a culpa?



 Aposto que vocês ja ouviram, enquanto jogavam God of War por exemplo, sua mãe parar e ver uma cena super violenta no jogo, ela fala coisas do tipo " Que jogo violento é esse?" "Olha só, o careca está decepando a cabeça de um inocente, QUE ABSURDO!". Pois é, eu mesmo estou cansado de ouvir isso, eu escuto esse tipo de coisa até hoje. E oque isso quer dizer? Isso quer dizer, as pessoas sempre prestam mais atenção nisso, nas violência que aparecem em certos jogos. Porque além de você estar jogando, controlando o personagem, fazendo oque quiser, você está praticamente entrando no jogo, você está na alma do protagonista. Isso faz pensar que você quer ser igual ele.

Porque os jogos levam a culpa? Vamos voltar um pouco no passado e analisar isso.


Jogos podem influenciar sim, principalmente pessoas com problemas psicológicos, veja abaixo alguns exemplos de jogos violentos que influenciaram muita gente.



                                   DOOM 





Lançado em 1993, DOOM é considerado um dos primeiro jogos a conter bastante violência, com cenas de assassinatos, matanças, bichos diabólicos e sangue. O jogo citava igreja como objetos demoníacos e era considerado um simulador de assassinato em serie.

O Bicho pegou para o lado de DOOM quando houve um massacre em Columbine High Scool em 1999, quando os assassinos adolescentes se afirmaram fãs do jogo, e ainda confirmaram que cometeram o massacre porque seria parecido com os assassinatos de DOOM. Muitas famílias das vitimas processaram a empresa desenvolvedora do jogo  por causa disso.   

Sacaram? pois é, nessa época, os assassinos afirmaram que foram influenciados pelo jogo e queriam fazer igual ao game, pois seria "parecido" ao massacre que rola a solta em DOOM. Foi por ai que o jogos foram vistos como uma má influencia, pois antes eram vistos somente como entretenimento.  A desenvolvedora foi processada, e o jogo foi proibido em vários países, inclusive no Brasil. A partir da ai, a fama de jogos de má influencia foi aumentando. 



                   Duke Nukem 3D



Outro jogo polemico foi o Duke Nukem 3D. O jogo continha palavrões, strippers explodidas, e cabeças que rolavam, sangue jorrando. Esse é o resumo de Duke Nukem 3D.

A Polemica chegou em 3 de novembro de 1999 ( Mesmo ano de DOOM, né?) um estudante assassinou três pessoas dentro de um cinema, durante a sessão do filme "Clube de Luta". O estudante foi condenado 120 anos na prisão, e em um de seus depoimentos ele citou Duke Nukem 3D. ( Tem um cinema na primeira fase do jogo)

Até então, mais um motivo para os jogos terem fama de "Más influencias" dessa vez, nada mais teria culpa a não ser os jogos!


Quando as coisas estava começando a ficar calmas...
Quando as coisas ficaram mais tranquila, começaram a proibir jogos sem eles terem culpas de nada. Veja um exemplo abaixo.

                            POSTAL 2


Esse já foi considerado o jogo mais violento do mundo! lançado em 13 de Abril de 2003 o jogo causa polemica por conter violência gratuita e massacre. O game se baseia em uma mecânica diferenciada (até então): não basta sobreviver à fase, mas é necessário matar uma certa porcentagem de NPCs em cada mapa. 

O jogo era tão violento que foi proibido na nova Zelândia e na Austrália. E além disso foram citadas semelhanças á uma série de homicídios cometidos por carteiros descontentes nas décadas de 1980 e 1990. 

Ou seja, o jogo Postal foi proibido não por apenas ser bastante violento, aparentemente as autoridades temiam que o jogo influenciasse novos homicídios.

Para quem não conhece o jogo: vejam na gameplay abaixo a violência extrema e o arsenal quase infinito de armas que o protagonista possui. 



Mídia culpando os videogames por tudo!

Agora irei falar sobre oque mais causa raiva nos gamers. Acima já fiz um resumo falando o porque os jogos levam a culpa, agora irei falar sobre a mídia querer colocar as culpas em cima dos jogos por qualquer coisa!


atirador

Vamos começar com um fato que aconteceu no Rio de Janeiro. Wellington Menezes de 23 anos invadiu a Escola Municipal Tasso de Silvera, Bairro de Realengo em RJ. O Atirador invadiu a escola e começou atirar matando 12 crianças entre 13 e 16 anos, deixando 13 feridas e depois cometendo suicídio.
O crime de grande repercussão levou a um questionamento. Qual o motivo? Por que um homem de 23 anos invadiria sua antiga escola armado e atiraria indiscriminadamente?

Wellington era filho adotivo de Dicéa Menezes de Oliveira, o caçula de cinco irmãos e foi adotado ainda bebê. Sua mãe biológica sofria de problemas mentais e chegou a tentar se matar. É descrito por familiares e conhecidos como um rapaz calado, tímido, introspectivo, que não se metia em problemas nem desrespeitava regras. Sua mãe adotiva, que morreu em 2010, era testemunha de Jeová, Wellington também chegou a frequentar a religião, mas nunca havia se tornado adepto. Era uma pessoa calada, tímida, passava boa parte de seu tempo navegando na internet e só se relacionava com as pessoas pela Internet, tinha poucos amigos e não participava da vida familiar, passando quase todo o tempo diante do computador.

No começo a mídia cogitou que Wellington tinha ligações com grupos Islâmicos, mas a possibilidade foi descartada. Wellington se refere desta forma, em uma carta, ao bullying sofrido na escola: "Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo, e todos os que estavam por perto debochavam, se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com meus sentimentos". Esses maus-tratos aconteceram em 2001. Naquele ano, em 11 de setembro, o maior ataque terrorista de todos os tempos virou obsessão para Wellington.

A motivação do massacre não é conhecida ao certo. Cogita-se a hipótese de que o assassino possuía traços de psicopatia. Porém, não é de todo certo que o assassino de Realengo fosse psicopata, uma vez que uma das características principais da psicopatia é a falta de remorso do sociopata e o prazer que tem ao ver o sofrimento de suas vítimas. Do ponto de vista psiquiátrico, o sociopata não tem ideação suicida, sente prazer em matar mas não atenta contra sua própria vida.

Apesar de tudo isso a mídia passou a insistir que o criminoso foi influenciado por jogos como GTA e Counter-Strike. 

                                                           GTA

.

                                                         COUNTER-STRIKE.
                             

E porque eles colocaram a culpa nesse jogos? Irei explicar da seguinte forma: A troca de e-mails de Wellington estava sendo analisada pela Equipe de delegacia aos Crimes de informatica (DRCI) onde os investigadores conseguiram rastrear um blog feito por Wellington que usava a pagina da internet para falar de assuntos religiosos e games com GTA e Counter- Strike. Olhem só oque o noticiário disse:

"RIO – A troca de e-mails de Wellington Menezes de Oliveira está sendo analisada pela equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Além da quebra do sigilo do correio eletrônico dele, os investigadores conseguiram rastrear um blog feito por Wellington, que usava a página na Internet para disseminar mensagens desconexas sobre religião e jogos como GTA e Counter Strike, onde o jogador municia a arma com auxílio de um Speed Loader, um carregador rápido para revólveres, usado por ele no massacre de alunos na Escola Municipal Tasso da Silveira. Nos dois jogos, acumula mais pontos quem matar mulheres, crianças e idosos." 

O que mais me intrigou foi oque eles disseram no final: "Nos dois jogos, acumula pontos quem matar mulheres, crianças e idosos" ...Uma informação tão errada que chega a ser ridículo, quando que em Couter-Strike tem crianças e velhinhas para matar? Desde quando GTA tem crianças? E desde quando é que GTA acumulava pontos assim? GTA nem tem pontos para acumular! 


 Aposto que os jornalistas que escreveram essa besteira, Antônio Werneck e Sérgio Ramalho Nunca nem jogaram GTA ou Counter-Strike na vida e coloca a culpa nesses jogos só porque eles foram citados no blog do assassino. Ou seja, a globo só queria convencer os espectadores de que jogos como esses criam assassinos, e criar polêmicas desnecessárias em torno dos games, pois ninguém encontrou uma explicação definitiva que se concretiza na materia.


Dessa vez, os jogos não tem culpa de nada. Apenas colocaram culpa em cima deles sem ter nenhuma prova disso, e como eu sei que os jogos não tem culpa? leia a seguinte carta que o próprio assassino escreveu antes de cometer o massacre. 


carta


Essa carta trata de assuntos religiosos, nessa carta não fala nada sobre ele querer matar velhinhas porque achava legal e queria fazer igual em CS ( até porque CS não tem velhinhas pra matar) e matar crianças igual GTA ( e muito menos GTA tem crianças pra matar). Podemos ver que Wellington era uma pessoa com distúrbios psicológicos.

Dessa vez, os games levaram a culpa sem ter culpa de nada.

Mais uma vez, os games levam a culpa!

"Garoto influenciado por Assassins Creed mata os próprios pais." 
Perfil do facebook de Marcelo Pesseghini 

Agora outro caso em que a mídia culpou os jogos.

Cinco pessoas da mesma família foram encontradas mortas na noite de segunda-feira, dia 5 de agosto, dentro da casa onde moravam, na Brasilândia em São Paulo. Entre os mortos, estavam dois policiais militares — o sargento Luis Marcelo Pesseghini e a mulher dele, a cabo Andreia Regina Bovo Pesseghini. O filho do casal, Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, 13 anos, também foi encontrado morto, assim como a mãe de Andreia, Benedita Oliveira Bovo e a irmã de Benedita, Bernardete Oliveira da Silva. Os investigadores descartaram a possibilidade do crime ter sido um ataque de criminosos aos dois PMs e passou a considerar a hipótese de uma tragédia familiar: o filho do casal, Marcelo, teria atirado nos pais, na avó e na tia-avó e cometido suicídio

Mas alguns depoimentos põem em duvida essa hipótese. Por exemplo: Uma vizinha disse ter visto duas pessoas — entre elas, um policial militar fardado — pularem o muro da casa do casal de PMs Andreia Bovo Pesseghini e Luís Marcelo Pesseghini, por volta das 12h de segunda-feira (05/08), e comentarem que a família estava morta. "Eles saíram e só às sete horas da noite que veio aparecer alguém". Segundo a polícia, a corporação só foi notificada após as 18h de segunda-feira. A mulher diz não acreditar que o menino tenha sido o assassino da família e que o alvo era a mãe, "que estava investigando alguma coisa errada na Freguesia do Ó". Ainda segundo o relato, ela foi encontrada “de joelhos” porque teria implorado para não atirarem. Além disso, a vizinha diz que um Meriva de cor prata estava rondando a casa com frequência, há meses, e passando informações sobre a cor da casa, do carro e quem entrava e saía. Todas as vítimas levaram um único tiro na cabeça. A família dos PMs não acredita na versão apresentada pela polícia.

O laudo psiquiátrico sobre o perfil de Marcelo, feito somente a partir de análises baseadas em depoimentos e entrevistas, e assinado pelo psiquiatra forense Guido Palomba, indica que o estudante sofria de uma “encefalopatia hipóxica” (falta de oxigenação no cérebro) que o fez desenvolver um "delírio encapsulado”. O psiquiatra, de maneira totalmente descabida, compara essa perda da noção de realidade vivida por Pesseghini com a do personagem Dom Quixote. Isso obviamente não explica como o menino teria desenvolvido habilidade, coragem, força física e inteligência para cometer uma chacina com características de assassinos profissionais.

Apesar das acusações tudo indica que não foi o menino Marcelo que cometeu a chacina.
Mas próprio garoto disse para o seu melhor amigo que sonhava em ser assassino e matar sua própria família. Então a policia vasculhou o facebook do garoto, encontrando la, a foto do Ezio Auditore, personagem principal de Assassins Creed II. Foi ai que a mídia começou a dizer que o jogo teria influenciado o menino a cometer esses crimes.  

Para vocês verem como a Mídia é tão "esperta" elas disseram que o game Assassins Creed foi proibido no Brasil.

Entrei no site oficial da Globo e eu vi a seguinte matéria.

"RIO - Suspeito de ter matado os pais policiais, a avó materna, a tia e ter cometido suicídio, Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, de 13 anos, teria trocado sua foto de perfil em rede social pela imagem do personagem do jogo “Assassin’s creed”, que, em português, significa “credo dos assassinos”. A atualização na suposta página pessoal do adolescente no Facebook ocorreu nessa segunda-feira. No entanto, a conta, com 95 amigos, saiu do ar no início da tarde desta terça-feira, mas, em seguida, um perfil falso, com 66 adicionados até então, foi criado em nome do garoto."  

Como podemos ver no oque a matéria disse, o garoto suspeito de matar a família e parentes trocou a foto de perfil para a foto de Ezio Auditore no mesmo dia em que os corpos foram encontrados mortos. Colocando em cima do jogo a suspeita de que ele influencia pessoas a virarem assassinas.

Durante a semana da chacina a Rede Record comentou todos os dia sobre o crime. E eu mesmo vi os comentários errôneos de seus jornais sensacionalistas. Eram coisas do tipo "Esses jogos mexem com a mente de nossas crianças e adolescentes e os influenciam a cometer atrocidades como essa.", "Os pais não deveriam permitir que seu filhos jogassem esse tipo de jogo", " O jogo 'Assassins Creed' foi proibido em inúmeros países". 





Montagem feita por página do Facebook
Montagem feita com pagina de facebbok.
CONCLUSÃO:

Primeiramente vamos colocar na cabeça que os jogos PODEM SIM influenciar, mas não é sempre culpa dos jogos. Como citei no inicio do Post, houve muito casos que realmente os jogos influenciaram, mas a mesma coisa podia acontecer com um filme, novela, livros, ou até mesmo os amigos que eles andam!

As pessoas que são influenciada por tal coisa, Não se tornam más pessoa porque quer fazer igual ao jogo porque achou legal, essas pessoas como eu disse inúmera vezes, elas tem problemas psicológicos. Quer dizer, eles não jogavam games violentos para se sentirem influenciados, já tinham influencia suficiente, encontrando nos jogos uma maneira de começar a satisfazer seus desejos.

Já parou pra ver quantos filmes de violência passam na tv aberta até quando tem criança acordada? Pois é, e porque não culpa um desses filmes? 

E as vezes eles usam essas acusações para preencher lacunas, para causar polêmica e para deturpar os fatos.


Pena que a assassina  Suzane Louise von Richthofen não tinha a influencia desses jogos, ela teve que usar a imaginação para arquitetar a morte dos próprios pais.


Então pessoal, foi apenas um tipo de desabafo que fiz nesse post... espero que tenham gostado. Então tchau, desejo tudo de bom para vocês, agora vou ali jogar banco imobiliário pra ficar milionário :). 





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...