1 de mai. de 2014

Afinal, Poison é homem ou mulher?

Esse post se trata de um assunto polemico entre os fãs de Street Fighter! Aquele personagem sexy, com um corpo cheio de curvas, roupas extremamente curtas e um movimento que esbanja sensualidade. Muitos gamers tem suas duvidas e outros tem a certeza. Ela realmente é homem, mulher ou transsexual?




Veja um vídeo onde a personagem aparece: 


Viram? a personagem parece ser um homem? Não mesmo!
Pra entendermos o porque dessa polêmica teremos que voltar ao ano de 1989.

Voltando ao o passado:
No ano de 1989, o jogo Final Fight finalmente chega pela primeira vez aos fliperamas japoneses, nesse game havia uma mulher que se metia com uns bandidos super perigosos, ela fazia parte da gangue Mad Gear e era a que mais se destacava,Como poderia haver uma mulher envolvida com bandidos tão barra-pesadas e, ainda por cima, apanhando de alguém do porte de Mike Haggar? . A unica explicação era que ela não era "mulher de verdade"



De acordo com o rumor mais comentado e mais famoso sobre a personagem, a unica explicação que foram dadas pelos fãs foi: originalmente ela era uma mulher e foi transformada em um travesti apenas desse lado do mundo para que o jogo não fosse censurado. Uma logica simples, mas não correta.

Um video postado no youtube há 2 anos atrás, resgata alguns documentos do game japonês e mostra que Poison, desde o inicio, foi concebida uma transgênera. Isso pode ser constatado no manual do jogo, onde descrevia ela como uma "Newhalf". Um termo utilizado para descrever homens com corpo feminino,porém mantenham o órgão genital masculino. 
Veja o video abaixo:


A transgenidade da personagem é comprovada no perfil existente do game: Capcom Classics Collection, lançado para Playstation 2. O texto descreve Poison 
como uma "Newhalf". Um homem que se veste de mulher. E sua companheira Roxy, não apoia
a decisão do amigo de virar um crossdresser.



O QUE OS PRODUTORES FALAM SOBRE ISSO?
Se por um lado tudo comprova que Poison realmente foi uma transgênera desde sua concepção inicial, do outro, os produtores dos games nos quais ela aparece, declaram mais coisas sobre sua identidade que deixam tudo ainda mais confuso.



Um dos principais disigners do game, Akira Nishitani, declarou que cabe ao jogador chegar a sua conclusão. Uma saída fácil para escapar de uma questão tão complicada quanto a transgeneridade. Já Christian Svensson, vice-presidente de planejamento estratégico do estúdio, revelou que o gênero de Poison sempre foi propositalmente ambíguo.



Contudo, a grande bagunça entre esse rumor veio a tona por causa de uma declaração de  Yoshinori Ono, produtor da serie Street Fighter. Em um entrevista ao site 1UP, ele definiu que a identidade sexual da Poison é alterada de acordo com a região. Enquanto no Japão ela uma travesti, em sua versão norte-america, ela é uma transexual, que realizou a operação de troca de sexo.

Embora a ideia tenha sido esclarecer a questão, Ono apenas deixou-a mais complicada. Essa diferenciação, em conjunto com o mito da censura, fez com que muita gente continuasse a acreditar que Poison só virou transgênera por causa da localização nos Estados Unidos, algo que não é verdade. A preocupação com o feminismo aconteceu, mas não é o motivo pelo qual Poison é uma “newhalf”. 


Como dito anteriormente, o termo “newhalf” presente nos conceitos iniciais de Poison a descreve exatamente como uma travesti. Contudo, o livro “All About Capcom Head to Head Fighting Games” aponta que o final da personagem no jogo Final Fight Revenge, para SEGA Saturn, sugere uma mudança de sexo feita para conquistar o coração de Cody após ele perder Jessica.

Importancia e preconceito. 




Muitos personagens que são homosexuais, transexuais, transgêneros, etc, sofrem bastante preconceito. Poison tem um papel muito mais importante dentro de todo o universo gamer. Ela faz parte de uma minoria e consegue ser muito bem representada dentro dos jogos. Poison se destaca exatamente por fugir desse triste panorama. Sua transexualidade não é escrachada, pois ela se reconhece como alguém do sexo feminino e vive como tal. Com suas curvas exageradas e movimentos sensuais, é impossível encontrar qualquer ponto de masculinidade. Longe de estereótipos, ela é, definitivamente, uma mulher.

Contudo, isso não isenta a Capcom de cometer seus erros. Repare como há um tom sarcástico nas descrições em Capcom Classics Collection. O mesmo acontece nos próprios diálogos de Street Fighter X Tekken, que negam o gênero de Poison. Embora frases como “Não cairei em suas armadilhas” e “Parece que lutei com um homem” não soem preconceituosas para a maioria de nós, esse tipo de comentário é extremamente agressivo para alguém que quer ser reconhecido pela forma com que ela se apresenta. Vejam uma imagen de algumas "piadas" que aparecem no jogo Street Fighter x Tekken:
Viram só? eu chamo isso de "indireta" para personagem. Mas de longe isso são piadas preconceituosas para maioria de nós. 
Chegamos há uma conclusão?
Por fim, vemos que Poison foi criado como uma personagem transgênera, atualmente, conhecida como transexual. Desse modo não é errado confirmar que ela de qualquer modo, uma mulher. Independente de seu passado, a vida que ela escolheu para si é essa, sendo esse o modo com que ela deve ser interpretada e, acima de tudo, respeitada.
Claro que esse assunto casou e sempre causará muita polemica por cima dessa personagem mas é exatamente o grande charme por trás de Poison. Por mais que muita gente prefira dizer que são suas curvas que a tornaram famosa, lembre-se de que sua companheira em Final Fight, Roxy, possuía a mesma sensualidade, mas caiu no limbo da Capcom.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...