28 de mar. de 2016

A evolução de Mortal Kombat - Parte 1 - Snes

Irei agora falar sobre um dos jogos de luta mais famosos do mundo. Hoje da pra perceber a tremenda evolução que o Mortal Kombat teve, graficos incriveis, cenarios lindos, novos personagens, muito mais sangue e não para por ai. A nossa Conversa Gamer começa logo abaixo!

A franquia é muito grande, então esse especial será dividido em partes, essa parte se trata da evolução do game no Snes, que foi onde a franquia nasceu. Se eu colocasse tudo em um post só, ele ficaria muita grande e cansativo, então por isso ele ficará em partes.


SOBRE A FRANQUIA
Não basta falar apenas da evolução da franquia, também temos que falar sobre um dos games mais famosos e sangrentos do mundo!


O primeiro jogo foi lançado em 1992, produzido pela a própria ideia de Ed Boon E John Tobias, em fazer um game que o ator  Jean-Claude Van Damme participasse, mas essa ideia foi deixada de lado e em vez disso foi criado um jogo de fantasia e ciência que conhecemos hoje como "Mortal Kombat"

Depois que o game foi lançado, gerou varias adaptações como: Filmes e series de televisão. Historias em quadrinhos, jogo de cartas e a Mortal Kombat: Live Tour. um teatro de artes marciais com personagens da série. Juntamente com Street Fighter da CapcomMortal Kombat tornou-se uma das mais influentes e mais bem sucedidas séries de jogos de luta na história dos games. 

A franquia é bastante conhecido pelo o excesso de violência e sangue, incluindo notavelmente os famosos "Fatality" As Fatalidades, em parte, levaram à criação da ESRB, (organização que analisa, decide e coloca as classificações etárias indicativas para jogos eletrônicos comercializados na América do Norte.) O próprio nome da série também é conhecido por usar a letra "K" em vez da letra "C", isto para o "C" ter um som mais forte, criando intencionalmente um erro de soletração para a palavra "combat", assim bem como para outras palavras com o som rígido C para os jogos posteriores da série. Os primeiros jogos são reconhecidos especialmente pelos seus sprites realisticamente digitalizados (os jogos contemporâneos usam sprites desenhados manualmente) e o uso extensivo de troca de palete para criar novos personagens.

Evolução.

Mortal Kombat 1
Ficheiro:Mortal Kombat.png

O primeiro mortal kombat, como dito acima foi lançado em 1992, para as Maquinas Arcade, consistia em um estilo de luta em 2D, um, joystick e cinco botões: Murro forte, murro leve, chute forte, chute leve e defender. O jogo continha apenas 7 personagens, os quais são os mais antigos de toda a franquia: Johnny Cage, Kano, Raiden, Liu Kang, Scorpion, Sub-zero, Sonya Blade.



O modo de luta dos personagens eram quase idêntico um dos outros, a unica diferença eram os golpes especiais como bola de fogo, bola de gelo, bola de força, etc.

Fatalities:



Os falaties naquela epoca eram uma coisa brutal, uma coisa tão sangrenta que chegava a ser absurda. Johnny Cage arrancado a cabeça do personagem com a penas um soco, Subzero arrancando a cabeça do outro personagem e ainda mostrando a coluna vertebral. mas se você comparar com os fatalities de hoje em dia, o do primeiro jogo são fichinhas!



O primeiro Mortal Kombat fez muito sucesso, mas ao mesmo tempo teve muita polemica, o jogo chegou a ser proibido em vários países por causa de sua extrema violência.


MORTAL KOMBAT II




Se já não bastasse o primeiro jogo com tanto sangue, teve a sequencia, onde teve mais personagens e mais sangue!


Essencialmente, Mortal Kombat II é a continuação do primeiro, cujo o sistema foi mantido ,adicionados novos personagens, multiplos fatalities ,Assim como seu antecessor, cada personagem possuía características próprias, movimentos especiais e finalizações.

Assim como no jogo anterior, as lutas eram dividas em 3 rounds, e quem vencesse o segundo teria a oportunidade de executar o seu adversário com um fatality. 

Os personagens de Mortal Kombat II tiveram um acabamento melhor. Isso se deve ao fato que, além da digitalização das imagens, foram acrescentadas melhorias feitas a mão, desenhando-se sobre as imagens. O jogo ficou menos sério que o antecessor, com adição das finalizações divertidas em contraponto com os fatalities.



Novos personagens foram acrescentados no segundo jogo:


















jogaveis:

Liu Kang
Kung-lao
Johnny Cage
Repitile
Sub-zero
Shang Tsung
Kitana
Jax Brigs
Kitana
Baraka
Scorpion
Raiden

Fatalities:

Os fatalities do game estão muito mais bem feito e detalhados, ou seja, muito mais bonito. Os personagens já existentes ganharam novos fatalities!

Tinha os talities comuns, aqueles que são feito e exclusivo pelos os próprios personagens, e os "Stage Fatality" que é usado o cenario e oque tem nele para finalizar o inimigo. Abaixo você verá um video mostrando todos os fatalities.




MORTAL KOMBAT III:


Esse é um dos mais queridos e mais fomoso de toda a franquia! Principalmente a sua versão mais famosa: Ultimate Mortal Kombat III, o qual irei falar logo abaixo. 

Game lançado no ano de 1995. Nesse jogo, as novidades começaram a aparecer, como por exemplo o botão de correr, comando que não existia nos jogos anteriores. Também criou-se os "Kombat Kodes" que eram códigos secretos de seis dígitos que poderiam ser inseridos em uma tela no modo versus, que modificava o jogo, fazendo com que se lutasse com personagens secretos e mostrasse certas mensagens, dependendo do código inserido. Chegaram varias outras novidades, verifique na lista abaixo:



  • Em MK3 criou-se o "Ultimate Kombat Kode" que era um código secreto de dez dígitos que poderia ser inserido após terminar o jogo no modo arcade. Se o código for o correto, Smoke torna-se um jogador selecionável permanentemente. Na versão arcade, o código poderia ser desativado acessando o menu de diagnóstico da placa.

  • Em MK3 criou-se os "chain combos", conhecidos como combos préviamente programados (intitulados combos ligados). “Chain combos” são botões pré-programados que se apertados farão com que os golpes sejam interligados (exemplo de um dos chain combos de Sonya: Chute alto-Chute alto-Soco alto-Soco alto-Soco fraco-Defesa+Soco alto). Alguns chain combos terminavam com um uppercut ou outro movimento que fazia com que o oponente fosse jogado para o alto.
  • Em MK3 criou-se o tão comentado Animality, onde o personagem transformava-se em um animal e matava o oponente.
  • Em MK3 criou-se o "Mercy", que era necessário para o Animality. O Mercy só poderia ser feito no terceiro round.
  • Em MK3 os personagens possuíam mais Fatalities e golpes especiais, e também havia os Fatalities de tela em três arenas: The Subway, The Bell Tower e The Pit 3.
  • Na versão em arcade de MK3 foi introduzido a tela "Choose Your Destiny". Essa era a tela de escolha de dificuldade, onde o próprio jogador escolhia a mesma. Esse recurso não era encontrado em nenhum dos antecessores, porque a dificuldade era configurada pelo técnico de manutenção.
  • MK3 foi o primeiro jogo da série que fazia distinção da cor do sangue dependendo do personagem; os humanos e Shao Kahn tinham o tradicional sangue vermelho, Sheeva , Motaro E Reptile sangue verde, enquanto os ninjas ciborgues tinham o sangue preto (óleo).
  • MK3 foi o primeiro jogo da série onde se podia jogar com um membro da raça Shokan; Sheeva possuía movimentos próprios e outros personagens compartilhavam alguns movimentos.
  • Algumas arenas davam a possibilidade de mudar de estágio, isso se fazia geralmente aplicando um uppercut no oponente. Por exemplo, se a luta começasse na arena The Soul Chamber, e o personagem aplicasse um uppercut, os dois personagens subiriam para o The Balcony e a luta continuaria lá.

E também chegaram novos personagens jogaveis:
  • Cyrax:
  • Kabal
  • Nightwolf
  • Sektor
  • Sheeva
  • Sindel
  • Kurtis Stryker
  • Sub-Zero(Sem Máscara)

E novos Fatalities:




ULTIMATE MORTAL KOMBAT III:


Essa é a versão melhorada do MK III. Fora lançada em arcades, SNESSega Mega DriveSega Saturn, no Xbox Live Arcade do Xbox 360, e na versão de luxo de Mortal Kombat: Armageddon para PS2 e Xbox.

As únicas mudanças que teve no jogo foram principalmente os gráficos, os personagens, cenários e até mesmo os fatalities.

O game também teve algumas alterações, abaixo estará a lista de todas elas:
  • Novo modo de combate de 2 jogadores (similar ao “Endurance match” mas para 2 jogadores).
  • Opção para o torneio com até oito participantes.
  • "Chain combos" agora podem ser começados usando chute alto ou chute.
  • Stryker tem um movimento especial chamado "rapid fire gun".
  • O golpe cannonball de Kano, agora pode ser executado em diagonal.
  • Liu Kang e Sonya Blade possuem novos combos.
  • Os combos de Kabal, agora afligem menos dano e alguns movimentos não podem ser executados durante a execução destes combos.
  • Sub-Zero, não pode mais criar seus clones de gelo muito próximo ao oponente.
  • Os lançamentos aéreos de Cyrax são adicionados ao medidor de combos.
  • O salto de Sheeva a protege contra danos.
  • O golpe “bicycle kick” de Liu Kang consome um pouco do medidor de corrida.
  • Os projéteis de Jax demoram a ser carregados.
  • O golpe Teleport Punch de Sektor e Smoke podem ter outras direções.
  • O agarrão com as pernas de Sonya é adicionado ao medidor de combo, mas reduz o dano depois de serem aplicados 3 golpes.
  • Executando o chute giratório contra o oponente no canto da tela, fará com que ele saia do canto.
  • Smoke parece estar em curto circuito depois de quatro golpes em seqüencia.
  • Quando Shang Tsung acerta o oponente com uma bola de fogo ele terá que aplicar dois golpes até que a próxima seja emitida.
  • Implementação de inteligência artificial para os adversários controlados pela máquina.
  • Os Tesouros Perdidos de Shao Kahn foram adicionados quando se termina o jogo.
  • A tela de seleção de personagem foi alterada.
  • O portal do plano de fundo da tela de seleção de dificuldade é azul ao invés de vermelho..
  • Os finais dos personagens somente contém a imagem da tela do modo versus e o texto.
  • O erro no final de Sindel foi corrigido.
  • Uma dificuldade "Master" foi adicionada..
  • "Endurance Matches" retornaram. Eles não haviam aparecido desde o primeiro Mortal Kombat. Neste modo o jogador ira lutar com mais que um oponente no mesmo round.
  • Quando Shang Tsung transforma-se em outro personagem o seu nome é anunciado.
  • Durante a tela de créditos no fim do jogo, quando a imagem de Dan Forden aparece, é ouvido um "Toasty!".
O jogo também possui novos personagens que foram adcionados para essa versão:

Novos


  • Rain - Príncipe de Edenia e filho de Argus. General de Shao Kahn.
  • Ermac - Rumor em Mortal Kombat. Ermac é uma construçao de almas feito por Shao Kahn. Também seu general.
Fatalities:
Chegaram novos fatalities e muito bem feitos. 



CONCLUSÃO DA PRIMEIRA PARTE:

Como eu disse, esse post só irá mostrar a evolução da franquia no Snes, O próximo será a evolução do PS2 e o demais jogos, ok? Então, até o próximo post sobre a evolução de Mortal Kombat!  




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...